Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rudy Joseph: Footloose


Título: Footloose
Autor: Rudy Joseph
ISBN: 9788501096708
Editora: Galera Record
Páginas: 240 páginas
Sinopse: "Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural. Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar. Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir! Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw."

Antes de ter acesso ao livro eu vi o trailer do filme e adorei, confesso que tenho uma queda por toda história que envolva dança. Os primeiros capítulos fazem o leitor construir o perfil de Ren, o autor revela suas características a cada situação. Um mocinho batalhador que perde a mãe e precisa seguir com a sua vida, mas agora em Bomont, uma cidade oposta a tudo que conhecia.

Na pequena cidade, conhece Ariel, a filha do pastor. A garota vive as consequências da atitude de seu irmão, o garoto embriagado dirigia um carro que sofreu um acidente deixando quatro vítimas. Ariel cresceu sobre regras em que qualquer liberdade de expressão era reprimida e ‘concertada’, mas ficava claro apenas olhando em seus olhos que ela não fazia parte daquele mundo.
O romance entre a filha do pastor e o garoto da cidade grande começa com uma implicância, mas a adrenalina de desafiar as regras e o amor pela dança os unem em algumas situações. Mesmo tendo um romance clichê nas mãos, ficou claro que a autora não soube aproveitar, deixando a história superficial e sem trazer nenhuma motivação para o leitor.
A capa do livro sugere que ao decorrer do enredo vamos nos deparar com muitas descrições de festas, porém, essas situações não são freqüentes e quando acontecem ocupam poucas páginas. Reconheço a dificuldade em escrever um bom texto tendo o corpo com principal fonte de expressão, mas eu esperava mais.
O final do livro me surpreendeu, acreditava que teria um típico final de sessão da tarde, mas não foi o bastante para destacar o livro. Apesar de todas as criticas espero ver o quanto antes as duas versões cinematográficas, acredito que o romance tenha sido mais intenso e as cenas dançantes mais trabalhadas.
Footloose 1984:
Footloose 2011:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Donzelas Armadas Copyright 2009 Shoppaholic Designed by Ipietoon